DESCASCAR



Descascar

Em alusão ao dia 11 de agosto dia do advogado
O advogado é por lei indispensável a administração da justiça, interesse social, 
em defesa de direitos e garantias fundamentais para que haja uma qualidade de vida e estabilidade de convivência social uns com os outros,dentre tantas prerrogativas. 
Litigando extrajudicialmente por você aqui nesta nobre petição inicial no processo da vida no tribunal plano terreno...
Passando por períodos de buscas pude perceber algumas respostas das quais vou partilhar aqui.
Desejos e sonhos são buscas as vezes aparentes em pensar por perpetuidade, em pensando se fincar mais por este plano terreno, pensando ser quanto mais ainda a fazer mais tempo penso que ganho por aqui, propósitos em se sentir aparentemente mais vivo e ativos.
Mas, existe algo que possa estar sempre mudando e não saciará nunca se essa sede beber da fonte de manter-se ocupado porque o silenciar, o suspender realizar e deixar as águas passar por baixo da ponte daria mais respostas um lampejo e vazio que parece despedidas ou depressivo, falta do que fazer...Podemos ter muitos vazios, vazios em pensar que falta coisas a fazer e comprar, que precisa de pessoas para companhia e de projetos a serem  realizados profissionalmente. 
Mas, saber de si, saber o que se pode pagar mais até do que comprar, comprar pode ser muito mais fácil, vai no cartão, no longo prazo de empréstimos e mais empréstimos e salários se afunilar. Estabelecer quebra de uma mente que escraviza por não estar educada, ver algum lugar não impede de  atribuir elogios, mas não precisa trazer para casa. Sejais contemplativos como o cego que tem a essência das coisas, pessoas e fenômenos dentro de si, que desenvolve dentro e mesmo sem contemplar fora no que tange à visão física. Meu filho queria uma fonte e abrçou querer levar para casa preciso ceder em comprar por não querer vê-lo chorar? Tadinho é nao poder fazer mais ainda mais quando os desejos forem crescendo. Por termos olhos, mas podemos olhar sem desejos e cobiças. Prescreva uns jejuns de não saciar sedes, que nem existem se bem educada a mente estivesse. 
Buscar por companhias: se você esvaziar a sua necessidade por gente ao redor descobrirá a necessidade de ter que amar sua companhia primeiro para melhorar seu olhar de si bastando, porque na maior parte do tempo nós ficamos  a sós, veio só e voltará só. Que sabendo voltar só sem aflições e desespero pois talvez não terá pessoas ao lado, se doe a desenvolver -se, uma capacidade de em vida contemplativa de glória, tudo feito consciente tem mais prazer do que guiado pela compulsão, desespero e medos... 
Desfazer planos por um tempo até sentir se é seu mesmo como um propósito de vida. Por que pagar tão caro por ele em tempo, dedicação e dinheiro e ausência de outras...? 
Teste a si mesmo e verá que muitos desejos deixaram de ser fortes suficientes em permanecerem desejosos desejos ardentes porque você foi crescendo mais que eles em se fazer agigantar-se. O que não tem vida própria não são seres vivos, são fenômenos , coisas e estado da natureza. Você é o mais do que permeia sua vida. 
Algumas pessoas vão pensam que parou de sonhar, viver e que ficou apagadinha ou descuidada e ou até depressiva, pensando que está  declinando, mas está descendo ladeira da montanha de abismo que afastam o ser da verdadeira essência humana. 
Mas, quem se estuda é você não os pré-julgadores rápidos e NÃO tão criteriosos em lhe estudar ou perguntar e saber de você mesmo. O que pode haver é que parou de buscar por sonhos que não eram tão seus, sonhos que fazia correr e correr e morrer de trabalhos e perceber que o enxugar de fugas e sonhos postos como ideal de grandeza e sucesso você sepultou em louvor e glória de uma vida bem regada em construções várias de momentos que se faz prazer sem mercado de consumo e ditos aparentes poderes aquisitivos. Pensem como cientista, pesquisadores.
 Quantos tem carros quitados, casas e apartamentos e quantos quitariam empréstimos e cartões dentro de 9 meses. Por que usei 9 meses? Acredito que não tem algo mais complexo que a vida humana no ventre sem arquitetos a lapidar cada órgão em construção que o que tem consumido vidas inteiras por aí ... 
Ah, não desenvolver mais de beber os venenos que vendem por aí já ajuda a gerar baixa na montanha que poderia crescer mais, vá na contra mão porque o que dizem eu mereço e se eu morrer amanhã  já vivi não pode esquecer que viver bem não é conditio sine qua non (condição sem a qual você não viveria), e preocupações tira o gozo mais duradouro e desencadeia doenças e pode comprar passagem mais cedo de volta, antecipar não é preciso.
E lembrem -se melhor melhorar padrões para filhos que terão isso ou aquilo como crenças de ideias para sucessões com seus filhos e netos... Ouviu dizer que tem gente que ao morrer deixou mais dívidas que patrimônios e nada para o quinhão da herança ficam aos herdeiros por sorte a lei não transfere as dívidas mas ficar no olho da rua na ideia de que poxa vida eu vivi com meus pais um castelo de areia...Deem padrões que fique mais fácil deles reproduzirem por si mesmos. Deixem algum bem quitado para ao menos servir de capital de giro, mas ensinar a lidar com dinheiro fará com que não vá a falência em seu negócio ou investimento.
Outro tema importante. 
Tem muito tempo sobrando em sua vida? O bem tão precioso, mas escasso para muitos e não se investe e sua aquisição como conquista de mercado porque não se vende por aí e propaganda enganosa é crime e só você se faz capaz em sua aquisição dispor dele e gozar dele. Quem fez essa conquista,  tempo tiver e outros ainda não, os que tem não haverá tantas visitas disponíveis em tua casa ou aceitando convites, será porque as pessoas estarão ocupadas. A conquista virá com a descoberta é que o vazio não tem que se fazer vazio na sapiência de quem cultiva plantas e os animais de casa seja de estimação e das relações humanas... A síndrome de querer aninhar mais pessoas precisa cessar para se sentir bem numa companhia a sós, consigo mesma,  no embalar a si mesmo numa rede a olhar para o céu... e fazer artes do seu tempo, a aprender a dançar e se exercitar a sós, aprender de si e fazer para si mesmo. E quando tiver em companhia de outras pessoas o mergulho é enorme porque aprendeu a não correr de sua própria companhia, correr de alguma pessoa ou escolher pessoas não exigirá subterfúgios de desculpas ou inverdades. Aprenderá a amar o indistinto de grau de instrução, cargo, poder aquisitivo, tem aparentes ricos querendo desfilar por aí que só o gerente sabe e o contracheque diz e o último dia do mês e como vai as emoções. 
O que tiver externamente pode ser sempre a começar pelo número de pessoas que tem em casa e quando precisar de mais, com dinheiro, convide amigos para um encontro com o nível que puder assumir nas despesas...
Já fiz aniversário de servir cuscuz, inhame , macaxeira, sopa e batata doce. Ter coragem, ter liberdade de escolha.
 Quem nunca pagou caro para comer comida nordestina em restaurantes  chiques ou assim conceituados? Mas, reprovam alguns se servido em aniversário. O dono da festa quem banca a festa. Quem opta opta pelo que pode ou os que não podem façam bom uso das consequências.
Meu desconstruir a começar por mim... 
Não sair devendo a si em crescer e se desenvolver, no crescer e multiplicar-se a si mesmo primeiro; e em numerários lembrem que so em saldo positivo se faz bom investimentos e lembrem dos que precisam e dependem hoje de você e sentiram os efeitos no futuro.
Deixei para quem quiser a lição, mas educar a quem desejar primeiro é o maior dos requisitos da aprendizagem. 
Uma lição aos meus filhos, meus alunos, os senhores pais, aos amigos, aos que partilharem a outros...como a parábola do semeador.
Para os filhos devemos ser Modelo, Modeladora e Mentora... 
Ensienei aos filhos que amam o chão, que aprendem a sentar nas almofadas não só em cadeiras. 
Já fiz aniversário ofertando só almofadas e cadeira deixei para idosos e quem tem problemas nos joelhos e não é ofensa e afronta se quando vamos a festa de alguém não ditamos as regras, as daqui espera-se o mesmo em ofertar e esperar respeitar-se. O Japão é ofensivo?  
 Suco sem açúcar, mas açúcar do lado...
 Sentar no nível mais baixo e aprender a humildade tem me elevado a outras instâncias que não precisa ser as instâncias que se usa em termos jurídicos para promoções de cargos e carreira.
 Então, querem mais estado de presença em contemplar a vida, educai a mente, mas saiba que ela não tem problema porque para ela não tem bom ou ruim, ela estar a serviço de sinalizar que o que colocamos lá e ela traz como agenda de compromisso, como secretária eficiente, você a colocou lá como pensamentos que você se interessa e ela te lembra, tipo eita preciso disso e daquilo, estou em débito com isso ou aquilo outro...Mas, quando inverter a ampulheta dizendo para,  esqueça os padrões postos, vamos nos reinventar, cesse com as sinaleiras, deixe de acender sinal de alerta e deixe eu comandar o programa agora, com não tenho nada para fazer e comprar, eu vou decidir a pensar a partir de agora, o período. Comece se esvaziando, decida a contemplar, agradecer, permitir e ser mais para você e menos para as coisas. Há quem embeleza mais a casa que a si mesmo, há quem coloque tantos penduricalhos e não se adorna na alma tanto quanto.
Eu adoto o que me liberta mais do que me aprisiona, nas condições que me faz livre de pressões externas, de expectativas alheias, de exigências de resultados sempre como cadeia ( realmente cadeia de apresionar) que tem como algo crescente...
Menos pode ser mais, menos...
 Embelezar a alma da vida que passa, mais do que por ouro em pó em casa residência que as montanhas de serviço em limpar e manter polui a visão em convite em tem isso é aquilo para fazer ainda... 
Ah um recado, para quem pensa, ah tenho secretária que faz isso por mim, ela também poderia servir em várias formas... Poderia ter uma amiga diariamente para contar, desafio é quem pensa que isso ou aquilo é para segregar e hierarquizar.  Eu tenho uma, mas precisando fazemos caminhada na praia, fazemos exercício físico juntas, e o que ocorrer porque sobra tempo para ela também conviver aqui conosco e voltar sem exaustão para a casa dela e poder fazer os teus afazeres domésticos e amar aos teus familiares sem stress e cansaços desnecessários,  ofensas nem pensar porque os meus monstros eu que os enfrente no espelho, olho no olho e não os bofes para fora destilando veneno gratuito para os ditos subalternos...
Enfim, façam jejum do que desejar educar em sua vida...seja dirigente de sua própria empresa que é você para não ser um insucesso do que os outros não vêem,  mas você mesmo sente nos vazios que sente quando os lampejos da alma libera a sinalera de verdades essenciais!!!
Por Ângela Santos de Oliveira a que se permite descer as próprias sombras,  que na presença da luz não existe trevas só pontos a serem iluminados... ahhh quem tem mais em setores gastando toda a lamparina que ofusca até o próprio brilho e quando sai dessa luz toda desce em nebulosas sombras que a deixa em medos e calafrios... Distribuindo o lampejo e a luz que se faz acesa.

Comentários

Unknown disse…
Muito bom, devemos no mínimo nos conhecermos para sabermos o que queremos,e muito mais sabermos o que oferecemos, contudo por mais que tenhamos uma longa vida haverá sempre o que aprender e oferecer,a vida sempre nos coloca diante de algo que não estava em nossos planos,acrescentado ou nos tirando algo, é preciso nos fortalecermos fisicamente e principalmente espiritualmente pra estarmos em equilíbrio com o nosso ser ( eu), obrigada por fazer e ser um ser que há sempre o que aprender, abração do amigo Castro.