Sonhos que vão e vêm são sonhos que nunca morrem, são formas que se reinventam dadas as circunstâncias da vida para dizer da melhor forma se alinhando com desígnios mais elevados e que organizam e orientam a vida da melhor maneira possível ajustando as realidades e aproveitando o ser humano de boa vontade para lhe poupar tempo, energia e dinheiro e quiçá uma vida inteira comprometida em versões e maneira erradas de se fazer esse sonho acontecer.
Quando mais fundo nos despertamos mais perto estamos de descobrir o que nos fazem sentir felizes e realizados...
Missão, profissão, sucesso e felicidade passam a ser uma linha de sinônimos do que se interpretaram, interconectadas ficam para expressar o ser em sua verdadeira essência.
Pensando em ser capaz de realizar trabalhos educacionais, bati em várias portas e muitas nem atendida era, ligações poucas atendidas, oferecer serviço gratuito e projetos doando sem fincar até autoria e nada.
Mas, tudo foi válido como um rio que nas descidas e curtas vai ganhando força, velocidade e consistência, inspirando, irrigando, deixando marcas pelo caminho certas ou equivocadas, e quem disse que estar no topo é o único sentido de realização? Está em cada etapa, cada desdobramento novas musculaturas se conquistam, novos aprendizados do como, da forma, do temperar na medida do fazer o que pode e o que depende vai depender de muito o outro e respeitar o tempo de cada um.
Ofereci a casa de graça para sonhos acontecerem e mesmo os que não eram meus, mas de outros e teve quem não quis. Conheço frios, mornos e quentes, do que causa o insucesso.
A ajuda sempre é absoluta por parte da parte sútil (Deus, evolução, prática correta das leis divinas...) quando as cascas grossas ainda não foram descascadas de nada adianta. Pérolas aos porcos.
Conhecer mais de mim e me ocupei em me dissecar enquanto as parcerias não vieram. Sempre temos do que nos ocuparmos ou nos distrairmos, foco ou dispersão ambas servem a finalidade que merecem apreço distintos.
Mais estudos, mais silêncio, menos expansão de euforia, mais canalização em potencializar mais e menos perda de tempo, energia e bater cuchia, e mais contração do melhor de dentro enquanto o de fora estava obscuro e travado. A luta de fora se não delimitada pode ser perda de estima e valor e quando deixei de ir a ligação veio de quem nunca me conheceu mais em uma indicação do meu trabalho e após uma ligação confiou e creditou a mim uma indicação de função. O de graça já tenho blog, canal no you tube e muitos outros trabalhos e quando o não surgiram antes e quando já sabia do meu valor nem me abatia, meu sucesso já estava comigo. Onde fora precisou só a pessoa certa me sintonizou e chegou até mim.
Deus em sua infinita bondade não nos deixa rebolar tanto. Ele faz o psiu deixa disso mude o foco e a estratégia, deixe fluir que tem transbordamentos desnecessários, aquiete e espere que uma pessoa vai ligar não ligue mais para ninguém já fez e faz sua parte. E quando terminei uma palestra gratuita em minha terra natal a primeira olhada que dei no celular a mensagem estava lá aceita ser Coordenadora do colégio Florentino Menezes , posso ligar ? Sou Diretora do colégio, essa foi uma das mensagem que estava lá escrita. Estive em sua escola e o Marcelo diretor de lá lhe indicou e falou bem de ti. Eu já estava feliz e grata a Marcelo por ter sido um elo tão bom em prezar pela minha imagem. Antes dessa indicação tinham havido outras infrutíferas as quais nem busquei a raiz de suas infrutíferas concretizações só fiquei no melhoramento pessoal. Pessoas assim como nós, falhamos nas escutas ativas e ponderações de tudo que é digno de compreensão e perdão quando as coisas forem contaminadas o que é verdadeiro prevalece e se tiver que ter lugar em sua vida as oportunidades não cessam.
Mas, o que merecido se fizer sempre haverá retomadas porque quando o verdadeiro existe o que persiste é mais forte.
Já tinha plantado muitas sementes uma parábola do semeador explica que uma o vento leva, outras os pássaros comem e ... mais um momento e condições chegam de produzir trinta, sessenta e cem vezes mais. Quem tem ouvidos para ouvir ouça e olhos para ver veja. Ouvirá e verá.
Ofereci até ao poder público e amigos. Zero que pegasse a oferta com carência e só incluir que meus filhos fossem isentos de custas e emolumentos. Zero aceites de negócios, nas propostas.
Vi que o gás era mais meu do que do (s) outro(s).
Até uma vez bater na minha porta uma conhecida, de ter visto na escola que meu filho estudou, perguntar se queria alugar a casa para fazer uma escola. Eu sou de não ser zona de acomodação e não deixar que medo e conforto me paralise. Aluguei e sai na mesma semana em poucos dias. O sonho que era meu não tive problema é me sentir dando espaço para quem podia naquele momento e ser feliz em saber que a casa fruto dos esforços meu e do esposo seria palco de algo que respeito e muito, a escola.
Veio a pandemia e sem alunos suficiente para a locatária suprir despesas fiquei meses sem aluguel e de prêmio arcar com o aluguel do apartamento e condomínio onde fomos morar. Aprendi a perde dinheiro e ganhar aprendizado que vale muitos títulos e intercâmbios.
Aprendi: que não era o dinheiro que me afetou, que uma humildade em uma fala sincera e franca faltando enfurece pessoas nem que seja pela força do ego de querer ser buscada e justificada, porém ego domado ser humano melhor, aprendi também que há pessoas que tenham dificuldade de verbalizar verdades, bem como há verdades que não precisam ser ditas que estão postas a olho nu, a aprendizados que valem mais do que dinheiro, aprendi a buscar meios de aprender a perdoar, aprendi que não devo deixar as pressões externas e fofocas guiar a ação, necessária era deixar a melhor forma se expressar, não precisar de mostrar potencialidade em sendo advogada processar alguém que merece perdão judicial, perdão de dívida e compaixão fraterna em tempos difíceis. Aprendi que meu amor foi testado em última instância. Deus me trouxe essa para o que ofereci a outros, mas não a aquela que precisava. Assim como batemos em portas e endereços errados e deixamos também baixa guarda se não tivermos as cautelas de praxe.
O valor foi pago com meus filhos estudando lá e na oferta de aprender que ratear perdas é justiça restaurativa e conciliação.
Difícil fazer boas ações quando a pressão de parecer ser besta, covarde de não usar das prerrogativas de advogada vista por muitos ou olhares sobre si mesmo.
Quando vejo lentidão quero acelerar e ir lá e fazer e as vezes as muitas falas ser chamada de louca de ter feito uma república para estudantes universitários da minha Cedro de São João virem para Aracaju estudarem na Unibersidade Federal, de pagar aluguel para ver hoje jovens estarem hoje formados em diversos cursos universitários, deles concursado e deles espalhado pelo Brasil em suas profissões, William em SP, Alisson em Manaus e outros. A mesma república foi casa de apoio também senvindo a seus familiares quando vinham para Aracaju para médicos e outras necessidades. Quando ouvia para que isso se o governo deve oferecer. Isso é vaidade ou loucura eram muitos os adjetivos, menos ajuda ou mais ajuda a melhorar mais ofertas? Quem não faz deixe quem quer fazer. Quem nao faz merece o mesmo respeito. Só não podemos deixar sucumbir o bem que nos faz o bem que desejamos fazer como sendo comumente chamado de loucura, aprendi o valor de amar e ir até em defesa dos chamados de detentores de especialidades , distúrbios, transtornos, ou que sinônimos sejam em suas mais variadas nomenclaturas e CID's, sem demérito algum a quem merece apreço. Só não podemos descreditar as boas ações é que faz feliz quem realiza.
Não ganhei pouco do que aprendi. Aprendo que nem todos podem suportar sozinho o peso das circunstâncias e devemos ser ombros amigos.
Aprendi e continuo aprendendo que quando estamos conectados somos um único corpo social, organismo vivo. Um sonho se fecha como no caso da escola um ano depois senti mal pela perda de uma pessoa boa não estar a frente de uma escola tão especial onde crianças eram felizes e tratadas muito bem.
Chorei junto.
Senti a pausa desse sonho.
Na torcida pela amiga irmã conseguir o que almeja que é passar no concurso público de professora.
Eu aprendi tanto, mais tanto, que se estou numa escola, da rede pública municipal, o sonho já existe, lá já tem 520 alunos mais seus pais e servidores e que remir tempo de sustentar, equipar, manutenção, pagar profissionais, recisões, precisa -se pagar e impostos e investimentos iniciais as vezes usando de financiamentos bancários aprendi que não precisava ser dona de uma escola para ter uma para poder trabalhar nem que fosse em minha sala de aula, no blog ou canal do YouTube. Aprendi que se dono de escola investe em sua escola sem antes até ganhar dinheiro por que eu não poderia tirar uma parte do que ganho e investir onde estou plantada e floresço? Não preciso ser dona, titularidade tem preço. Por que não uso e gozo serem suficientes de realização para tanto de realizar um trabalho brilhantemente com o que já dispondo poder fazer? Prejuízo não há, nem haverá, não precisarei de massivamente angariar alunos porque esses já existem facilmente e se renovam nas redes públicas.
E há espaço para deleite da casa ser um lar e sem conflitos aparentes de sonhos. Defini a finalidade do lugar sem andar nela pensando em sair para sonhar fazer mais e melhor porque não se sabota primeiro do merecido gozo porque o amor não anula o direito de quem faz jus.
O Universo direciona quando a intenção é de um coração sincero e verdadeiro e apresenta soluções lá um pouco menos do que se pensa uma mega mudança e tudo fica melhor ainda que a impressão primeira e todo flui na mais perfeita ordem.
Remir o tempo, energia e dinheiro de poupar longas datas para realizar o que já se faz só que agora com nova roupagem do que se pensava e postegava fazer lá mais a frente.
Por isso importante se alinhar no agir espiritual e as coisas externas vão se encaixando como quem levanta os feijões podres e os bons se decantam em solo firme. Os sonhos de DEUS e os SEUS PROPÓSITOS SÃO MELHORES E INFALÍVEIS!!!
Por Ângela Santos de Oliveira
Comentários