O papel da Advogada/Advogado nos termos do artigo 133 da Constituição da República Federativa do Brasil é indispensável a administração da justiça.
Os termos: indispensável, administração e justiça são conceitos muito amplos quanto mais alcance a alma do operador do direito tiver.
Lembrando que a formação do promotor, juiz, defensor, procurador, delegado, e outras que compõem os cargos privativos que só o bacharel em Direito pode exercer tem por pilar a justiça, estaria na administração que todos devem exercer, como tem o advogado. Todos do mesmo curso acadêmico.
Ser exímio operador atento ao dever ser estaria como o foral a justiça e tantos princípios que servem de base em seu código de ética e para tanto ética não distoa mesmo que cada carreira jurídica construa seu código. Onde a ética pode ir ela não se esbarra em conflito se a visão tiver pilares de uma filosofia do direito.
Se temos um ser humano bem desenvolvido nas visões de mundo, a justiça se faz com pessoas aptas a perceber, compreender e enchegar fenômenos por muitos ângulos e ângulos profundos até se chegar ao âmago da questão, o inexorável, o indubitável, as provas sobejas ou poucas, mas suficientes em eliminar dúvidas ou na dúvida presunção de inocência para o bem juridicamente a ser protegido que estaria entre direitos indisponíveis: a vida, saúde, segurança, liberdade, o direito da personalidade com a imagem, honra e boa fama por serem construídas com anos de retidão de caráter, trabalho honesto e liberdade de expressão não poderia perder de vista esse respeito só para expressar sobre outras pessoas. Fale de si, exemplifique sem nomes quando as provas não foram alcançadas para torná-las públicas .
Atos de pessoas sérias e responsáveis se faz com profissionais que preza pelo cuidado e zelo profissional como quem cuida da vida e para além de ganhos de capitais somente. Quem senta em fins pelos meios das finanças ainda nem aprendeu a fazer dinheiro porque por caminhos corretos do sucesso duradouro que vence o tempo e deixa legado, espólio, o dinheiro exige ética e moral para ser motivo de honra, orgulho, tranquilidade patrimonial e poder contar o caminho dele aos seus descendentes sendo filhos em seguidores de seus atos e melhor eles os terem por exemplo bom para não ser defensor ou advogado dos mesmos em lugares não motivos de muito orgulho. E se não puder contar como adquiriu o dinheiro, sucesso e tudo mais quando eles precisarem conquistar por si mesmos não será simples assim conquistar sem prévios aprendizados por ter que passar por etapas e caminhos e se o provedor já tiver partido para o plano espiritual, então? Meus sentimentos de pesar para eles.
Justiça de dentro para fora, justiça tanto na base como para o topo.
Imagine casos aqui concreto que posso citar como exemplo de como se os seres forem superficiais serão adeptos de rol taxativo e pondo pontos finais sem visões bem apuradas, pode ser condenar sem indubitáveis provas só por provas rasas tendenciosas em conclusões precipitadas e impaciência com o ciclo que se leva para concluir um caso, pautas encharcadas e pouca base para dissecar os casos. Experiência e profundidade ajuda muito a excelentes profissionais.
Se toda hora tem muito do mesmo, podemos aprender e muito, a vida é cíclica em desde a antiguidade os conflitos tem bases semelhantes, então podemos estudar desde muito, muitos casos por analogia.
Tivemos Salomão no conflito da disputa pelo bebê entre as duas mulheres. As história dos reis e assim por diante.
Lembro uma história de um sábio sendo inquirido com a pergunta: o pássaro que tenho em minha mão está vivo ou morto (meu pai e irmão mais velho me contou várias vezes) a resposta do sábio: depende de você. Se disser que está vivo você aperta e mata e se disser que está morto você o solta.
Sabe o que se relativiza tanto, são os níveis de consciência, percepção, até a memória entra, falta de humildade e muito orgulho nos conflitos e níveis e formas educacionais. Seres bem educados estariam aptos para ver, mas sem humildade para o pedir perdão e reconhecer erros, só saber não adianta.
Como julgar um caso com uma parte com várias testemunhas e a outra sem nenhuma testemunha? A que estava só estava com a verdade e as demais testemunhas viciadas, contaram mentiras por defender o autor do fato.
Outro caso, um lembrava dos mínimos detalhes por boa memória e os demais partícipes não, por dislexia e pouca percepção e memória. A maioria negou e o verdadeiro parecia mentir por falar demais e detalhar pareceu ser exímio mentiroso.
A sociedade tendo excelentes advogadas/advogados ajudará na construção de mais do que se espera nas atribuições do seu dever ser social e propele os demais profissionais envolvidos a buscarem ser por necessidade de teses serem necessárias em julgamentos, defesas e acusações.
Antes de começar a advogar de fato e de direito pedi a Deus meu código de ética, para que pudesse me alargar os horizonte, fizesse-me perceber onde pisar e que causa defender e como e da maneira que deveria trabalhar, acusar não seria busca pela verdade real com essa conotação, não apenas por força de argumento ou persuasão oral ou escrita.
Ganhar dinheiro seria consequência do trabalho não o fim em si mesmo, porque se não entra no meu código de moral e ética não advogo no caso.
Defender para mim vale como um dever de não deixar inocentes pagarem sem merecer, pagarem além do dever ser e desconstruir o mal entendido.
Como professora já faço o trabalho de prevenção do crime, e construo seres com valores que possam fazer deles grandes homens e mulheres de bem, ensino estudantes e pais nos grupo e reuniões, o valor da Educação e não me sinto em débito com defender lá na frente se planto aqui.
A Educação seria a arma da prevenção do crime e tribunal de júri.
Imagine a defesa que faço também na Educação das emoções para não ter ato insano e compreender a necessidade de intervenções, educar, tratar e curar antes de gerar a delinquência e requintes de crueldade.
Defendo a Educação financeira para a liberdade em construir vida digna e conviver em sociedade.
Falo lá, aqui, no canal do you tube e nas andanças da vida.
É possível ser luz e iluminar-se e iluminar outros e na ausência de luz e que existe treva, na ausência de Educação e Justiça surgem conflitos e na ausência de Deus o caos.
Seja Deus dentro e encontre Ele fora.
Se ver DEUS como sendo você é soberba de caso psiquiátrico porque resumiu Deus a você e o resto não é nada.
Aqui opero o direito e sou professora extra classe e advogada extra processual, sem litígios e na justiça restaurativa na construção do ser e fazer cotidiano.
Se Deus for meu provedor nada me faltará, ensinar e advogar será ensinar o universo do saber jurídico e educacional.
A sociedade atual tem privilégios de não descobrir o fogo, inventar a roda, muitos acessos gratuitos e dormir o sono dos justos em bons lençóis e vida cheia de oportunidades tantas.
Quero levar a seus ulteriores termos exemplo do dia a dia e saberes necessários para o futuro da educação e a educação do futuro.
Vejam as muitas coisas da vida com olhos da sabedoria.
É recomendável se aperfeiçoar em julgar menos e compreender e aprender mais.
Se muitas situações banais ainda acontecem em seu dia a dia como possibilidades tantas, como anda seu senso de justiça? Exercício indispensável a seus ulteriores termos.
Por Ângela Santos de Oliveira a que ...
Comentários