O desafio do silêncio

Sou professora a mais de uma década e mãe por quase uma década, advogada por 6 anos, observadora por 41, nos rigores de quem se faz sempre estudante ativa e passiva em neutralizar julgamentos para captar o melhor das observações. 
Todos os grandes sábios  chegaram a mais do que um ramo do saber, quem domina a sabedoria dominará todas as riquezas. Se for só inteligente pode ser mnemônico copista, este terá menos automação nas tomadas de decisões se não se fez sábio, conheci-te a ti mesmo, tem que saber dentro como fora, a si mesmo e a compreensão social. 
Estudar me faz gigante em grandezas do corpo, da mente e do espírito, e compreender relações humanas no meu funcionamento sensato e de juízo justo o meu como funciona mais verdadeiro pode ou não ser projeções ou pode ser raio X. Pode ser um olhar projetado ou um olha clínico de um experto observador atento. 
Viver é uma arte, faz melhor que é exímio na arte que realiza. Seja qual for sua arte faça da paciência e persistência ferramentas do burilamento de quem deseja o melhor dos resultados para si e para os que se servem de seu serviço público ou particular. Seja responsável com o uso dela e do resultado que ela lhe traz para não fazer dela seu sustento apenas mas seu gozo, deleite e aformoseamento, servidão  (é bíblico se quer ser o primeiro, seja o último de todos, seja servo de todos), se quer ser líder deve servir. Usufruto sem servidão é subjugar outros apenas com um preço que não tem como saber quem seria escravo se quem lhe serve ou quem espera ser servido e dos que lhe serve passa a depender em tudo que pensa poder comprar. 
Para não cessar por aqui se façam estudante e se pergunte onde está o silêncio da busca pelas escutas e respostas da alma em aulas de meditação em silêncio nas escolas e quantos mediram na vida e se essa prática é exercício fácil em se por em prática? Se for para festejar nas escolas e na vida,  fora muitos saltitam, porém façam convite para estudantes meditarem e vejam quem fica em silêncio quieto e por quanto tempo. Até aqui se conseguirem um minuto de silêncio sem ser para em memória de alguém, até assim observe. 
Como se fazer melhores estudantes sem se fazer melhores em escutar e ver? Dispersos, inquietos, desmotivados, entediados, eufóricos???
Quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver senhores estudantes? Quem tem verá e ouvirá e se fazer grandes homens e mulheres virtuosos, prósperos, saudáveis e felizes!!!
Por Ângela Santos de Oliveira a que...

Comentários

Jane Galvão disse…
Esse texto serviu para mim! Parabéns Ângela.