Sempre se mantenha por perto de crianças

As pérolas das crianças são, quando preservadas, as verdades angelicais e a exemplificação de vigor, mais que um atleta quando se movimenta com liberdade, as manobras são muitas. 
Eles sabem seguir o anseio do corpo que deseja se expressar em movimentos, imaginação e execução.
 Criança muito quieta pode ter recebido muitos nãos para se castrar em seu reboliço interno. 
 O contemplar em meditação em posição de lótus estático ficou para o adulto que desaprendeu a criança interior, a  que se fez em muitas paralisações tentando reduzir passos e ações. 
Os grandes seres iluminados de sucesso já se faz em serem executores de suas ações e não em somente terem idealizado as mesmas. Saíram do mundo das ideias ao concreto mundo palpável de suas ações. O fazer fazendo. Não só a pensar e pensar sem da prova disso. 
Criança contempla na ação e no ritmo do compasso em suas danças de sobe e desce e de muita peraltice e travessura. 
Dialogar com eles é ceder em dizer verdades nossas que a bagunça precisa ser arrumada e o direito de brincar fica preservado..
Os gritos tanto quanto risos e o silêncio concentrado sao propriedades deles também.  Já os viram concentrados fazendo algo, são catatônicos e em sinais de felicidade também são expansivos. 
Na ponta do pé e o santuário que se tenta montar de silêncio mórbido não funciona bem com as crianças porque ela não fica contando carneirinhos em mundo das ideias. Seu fazer concomitante não se dissocia quando imaginam e pensam já estão fazendo acontecer.  
Quem precisa de uma cama, sofá ou rede para pensar e não fazer em mesmo instante são os adultos. 
Se a criança diz vamos é para aquele momento. Vamos brincar de casinha e já está na feitura, vamos brincar de futebol já se lançou na bola, vamos à praia já vai de mala e cuia pegar seus itens. Quem procrastina não são eles, salvo quando impostos pelos adultos no fazer ditatorial. Os justifique e os convença com forma contagiante que a cola do entusiasmo chega e toma forma dos mesmos.
Ah, como quero seguir com as crianças e sempre reacender em mim a minha criança interior!!!
Sonhos, vários, mas com prazos curtos de eles contar nos dedos. Passou de uma mão para outra e dos dedos dos pés significa vai demorar muito.
 No entanto, ouvi de minha pequena Joana de quatro anos vai demorar meu aniversário mas eu espero vai dá para juntar um bom dinheiro e não vamos gastar tudo para deixar sempre um pouco para ele. Sabem pensar de alternância quando acerelado e quando degustar de vagar e com calma. A gente que fica vai menino termina isso logo. A pressa é transferência do universo do trato sucessivo. Respeite os ritmos e diferenças que as coisas vão se encaixando em seu nível e tempo de desenvolvimento maturado. Valentim e Joana me reeducam sempre que deixo vir a tona suas pérolas divinas. 
 Mamãe a vida não acaba nunca porque a gente dorme e acorda sempre. Eita quantos dias já vivemos, a gente já viveu muito mamãe. Quase despretenso da morte uma fala desta. 
E vamos que vamos com ele em coração de atletismo porque quem segura o touro pelas pontas somos nós adultos porque eles vão em salto de corda bamba. 
Se quer sair do marasmo convide a criançada sempre que possa porque eita energia daquelas que nos faz girar o cerebelo em giro completo dos bons para sair do eu central de controlar a tudo e todos e vivenciar sem julgamentos e sem racionalizar a tudo e todos e só pipocar na panela da euforia que se faz fermentar de um aqui e ali de fazer acontecer...
Disse o mestre Jesus: o Reino do céus pertence aos que são semelhantes às crianças ( Mt 19.14).
Por  Ângela Santos de Oliveira 
Pedagoga e Advogada OAB/SE 11.431

Comentários