Quando descobrimos nosso tempo motivacional, descobrimos se estamos magrinhos em alguns aspectos, gordinhos em outros. Zerada(o) e ficando em estado de inanição em alguns aspectos e coisas e demais em outras.
E assim, podemos estar funcional ou disfuncional na realização pessoal.
Quando educamos o ser, temos que perceber quanto tempo passamos motivados e quanto desmotivados. Como reagimos e sentimos para realizarmos atos que se paralisam em realizações.
Aprendi a técnica de pomodoro e coloquei dispertador e respeitar os alarmes como agendas de me fortalecem a prestar atenção nas ações e quanto tempo são levados nelas.
Imagine quando fui explicar a meus alunos e filhos a nível deles entenderem e aplicarem. Fiz em linguagem acessível a eles.
Se agigantaram porque eles gostam de desafio e são competitivos.
Para meditar pedia para sentarem e quem conseguia não falar, comecei por 1 minuto. E ia ampliando e desafiando a outros sentidos, não se mexer, e aprenderam muito mais do que só concentração e foco.
Irei na síntese do argumento:
Um dia tem 24 horas , 1 hora 60 minutos, em minutos temos 24x60= 1.440 minutos.
Se gastamos tudo com uma única ação nossa mente se vicia nessa ação pela força do hábito e dos hormônios do prazer que serão gerados e só quer isso.
Se dividir com várias fatias de vários aspectos da vida as nossas ações durante o dia, sairemos desse ser viciado e mais comedido ficamos.
Vamos a matemática do tempo:
O dia tem 24 horas.
Dormir 8 horas, sobram 16h.
E se fatiamos 1h em 10 minutos temos 6 fatias em uma horas para 6 atividades que dar para fazer nesse tempo.
Se quisermos reunir as que dão para em 3 minutos, faremos 20 delas em 1 hora. Darei alguns exemplos:
1) tirar o lixo dos lixeiros,2) colocar novas sacolas, 3) colocar roupa na máquina de lavar, 4) pegar coisas pelo caminho fora do lugar e por num cesto, 5) devolver em seus lugares, 6) arrumar uma parte do guarda-roupa, 7) tirar as roupas da máquina, 8) colocar para secar, 9) dobrar algumas já secas, 10) beber água, 11) urinar, 12) encher uma garrafa da geladeira ou completar alguma vazia, 13) encher um filtro de barro, 14) repor açúcar no açucareiro, 15) o leite em pó, 16) fazer um chá, 16) limpar um fogão, 18) tira a louça da mesa, 19) ver as mensagens, 20) responder a todas elas com o mesmo texto de sua livre expressão no copiar e colar para todos.
Reúna as que levam a mesma média de tempo. E as de imersão, eleja uma por dia apenas; e sairá melhor o nível de resultado de foco, imersão, concentração e prazer. E no melhor horário possível para elas. Em turno manhã, tarde e noite.
Para quem trabalha faça isso com o que resta para si mesmo em seu tempo livre.
Pode treinar ordem e critérios e aleatoriedade para flexibilizar. No final tudo sairá bem na ordem dos fatores quando não alteram o produto.
Exemplo: 1) orar; 2) forrar a cama; 3) umas atividades físicas antes do banho para aquecer o dia (polichinelo, pular corda, abdominal); 4) tomar banho, após suar um pouco;5) ler algo que ama; 6) meditar para organizar a mente para começar o dia com ela bem harmonizada, acessando sabedoria, temperança e disciplina.
Gastar todos os 1440 minutos em um hábito, sair dele será cada vez mais árduo porque precisará de muita disciplina para sair da inércia que se dispor a se doar: tempo, atenção, energia, prazer...
Lembre dos movimentos que o coração precisa fazer. Um atleta precisa de pulsões que possam atingir níveis elevados de circulação e oxigenação, contração e expansão. Um coração não é pura dilatação de córrego para mandar sangue o tempo todo sem se contrair em mesma medida, de 12 por 8 de pressão arterial ser ideal de um padrão médio humano.
Entrar e sair de uma atividade fica mais dinâmico e fácil quando se desenvolveu essa disciplina, ganhará a vida de realizações.
Lembro da brincadeira, boca de forno, forno. Missão dada, missão cumprida.
Lema aqui que já sabem de cor a frase.
Vou gerando diversidade e mais inteireza no ser e fazer.
Para começar, indico do simples para o complexo. Vai avançando.
Exemplos:
Quantos cômodos tem onde mora e quantos você visita todos os dias? Sente em cada um deles por um tempo e veja quanto tempo se aguenta ali do primeiro ao último, será seu tempo de concentração sendo observado e batizando os cantos da casa de modo a explorar seus espaços.
Intercalar ações entre uma e outra no tempo que estabelecer e procure ser leal e fiel a esse tempo e as metas que estabeleceu.
Se alimento um blog, um canal e isso é gratuito é porque estou dividindo bem meu tempo.
A caridade só dá quem tem e não quem falta.
Quando acessar sua energia de marcha de força, velocidade e frenagem; estará sendo condutor(a) do seu tempo e sendo mais realizada(o).
Por Ângela Santos de Oliveira...
Comentários