Eu não me importo tanto com pontos, vírgulas, pontos e vírgulas e tantas regras por lei ou pontuação se tem de um tudo que não se abraça a normatização.
Numa cultura de respeito à boa-fé se põe em prática, há seres que se esbarra e gera uma ação automática e reparo sem o litígio instaurando porque se reconhece que gerou dano a alguém.
Quando evoluímos a lei dos usos e costumes serem coerência com a lei do respeito o que é do eu se assume e o que é do outro se respeita.
No Brasil não faltam leis se compreenderem direitinho a função da força normatiza de uma constituição é linda, muito linda e muito bem feita ela é, desde o preâmbulo. Se lermos fundamentos e princípios como a máxima de seus fundamentos assim como temos o mandamento máximo que resume os livros sagrados todos juntos com amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesma. Sendo assim, um preâmbulo tem tudo ali dentro sem tantas delongas. Vide :
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Pegar o preâmbulo da CFRFB/88 (Cconstituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988) já daria para não ter tanto a se ver em entrelinhas com tantas leis especiais e legislação esparsa que não tem vida que abrace a exaurir seus temas. Porque não teria nem aparente conflito de norma nas palavras núcleo do tipo, palavra chave, âmago definidor de questões.
Países que funcionam só com base em direito consuetudinário dos usos e costumes o que pode ser muito bem gerenciado e temos a Cultura educacional do povo e o óbvio não precisa está escrito para ser lei entre as partes porque a eficácia da norma é aceita legitima e os cidadãos se autorregulam.
Desejo o que vi na terra natalina, os sábios e as sábias aos montes, com ou sem estudo e atuantes, gigantes pela própria natureza.
É possível ao que bate e busca, abri-se-vos-a e encontrará.
Por Ângela Santos de Oliveira
Comentários