Resistência


Não escrevo para preguiçosos que não gostam de ler estes deletem e sintam-se a vontade porque o ridículo não está naquilo que escrevo e o faço por caridade.
Texto filosófico  não é texto como uma sinopse de filme em curta metragem.
Vamos ao tema, que quando se conhece a escritora e seu caráter sabemos ser ela credora e que se faz seletiva em produções que valem a pena ler.
Para crescer como ser humano temos um grande rival que é a resistência.
Para fazermos nossos sonhos acontecerem temos que vencermos a resistência. Qualquer coisa que irá nos obrigar a sentar a bunda ou a meter a mão na massa gera a força de rotação contrária,  a resistência gera até  as vontades todas  de comer, urinar, ligar para alguém, ligar TV,  assistir aleatoriamente, tudo para tirar você do centro, do eixo de realizar seu propósito, seus projetos.
Ser procrastinador é regra da pessoa que se deixa vencer pela resistência. O medo terrível de crescer e fazer algo grandioso também é  outro que  assusta e o medo de ser grandioso e tragado faz o ser humano deixar de ser realizado. O tamanho do medo pode significar o tamanho do sonho, mas que ele não seja paralisador mas que gere um sentimento bom de que se é grande é porque tenho um papel fundamental na edificação de uma grande obra divina. Deixe o medo guiado pelo sol do meio dia como uma sombra embaixo dos nossos pés iluminado pela luz em cima do topo de nossas cabeças. A luz é  maior que a sombra pequena que se reduz na presença da luz ascendente.
 E ser alguém disciplinado, realizado e exemplo de executor de planos e obras incomoda porque faz com que muitos se sintam expostos que também poderiam fazer igualmente ou em melhores condições.
A humildade trás o retrato de quem realmente reconhece os grandes feitos e se reconhece dentro do que precisa encarar e faz dos exemplos humanos como incentivadores,  motivadores.
A resistência é nossa provação de domínio das faculdades, autogerenciar, nós mesmos somos o culpado e não nada e nem ninguém. Quantas pessoas culpam os outros ou as circunstâncias, mas na verdade a culpa é não ter vencido o primeiro obstáculo da acomodação, sua resistência para fazer o dever de casa.
Quando alguém faz bem feito existe uma visão de que você vencedor é traidor porque você vencedor incomoda para quem não tem humildade de dar o mérito devido. Mas, saiba que sempre haverá pessoas incentivadas com seu exemplo.
Uma ameba é um  ser unicelular que só sobrevive e procria, enquanto nos seres humanos complexos estamos como uma ameba só sobrevivendo e procriando, construímos uma descendência e achamos o suficiente ou o bastante, mesmo quando a gente sonha em fazer inúmeras coisas.
A construção de si mesmo e de projetos nobres, bom e justo não são rápidos e não dão resultados imediatos. O prazer imediato está presente naquilo que vicia porque é consumindo e o prazer vem junto. Comer chocolate, bebidas alcoólicas, drogas psicotrópicas são de efeitos no ato. Agora vejamos o tempo que temos que esperar para ver nosso negócio dos sonhos ser implantado, a fundação de sua ONG, a publicação do seu livro, dentre outros empreendendorismos. A espera em ver efeitos de seu trabalho, o fruto quando é gerado leva anos e anos de nossas vidas, mas quem pauta a vida em valores grandiosos transcendentais tem uma válvula que funciona na certeza de que valor maior do que o que se carrega na alma e na consciência não existe mais gerador de uma felicidade duradoura quando se  vive na raiz mais profunda da verdadeira fonte da vida, por isso transcendental, porque perpassa a matéria, valores são sentidos e vividos de forma que não se quantifica, no processo sabemos fazer sentido.
Vou citar um exemplo: um advogado  deseja ganhar muito mais dinheiro e crescer na carreira, mas ele é um ser perdido dentro de tanta coisas pendentes,  as petições iniciais que não protocolou faz tempo e deixa para o final de prazo fazer as manifestações que pode não sair a melhor possível que poderia fazer, dá entrada na ação e vai estudar a matéria no desenrolar do processo e se perde no andamento quanto ao momento oportuno dos pedidos (eu como advogada recomendo ler direito material e processual sobre o assunto antes mesmo de peticionar e estudo profundo da doutrina e jurisprudência para já ir se aprofundando e aparelhando, com excelente posicionamentos e argumentos de defesa na matéria e consolidando na memória de longo prazo para bem argumentar numa possível sustentação oral de plano.
Enfim, sem qualidade naquilo que realizamos e sem criarmos o vácuo com metas cumpridas, como o resultado virá e como o universo irá dar mais daquilo que nem estamos mostrando domínio e controle?
Só ganhamos do universo os prêmios quando somos capazes de gerenciar. Quanto mais evoluímos mais um degrau se avança no progresso, no sucesso e consequentemente uma realização condizente com o que somos.
Estou aqui doando um pouco de mim e do universo que me propele e inspira para deixar uma cota na divulgação de conhecimento válido para a vida do meu próximo, amor em ação.
Enfim, vençam a tendência que lhe puxa para baixo e seja grande na medida do que é capaz de alcançar!
Comece agora mesmo aquilo que sonha  e é capaz de realizar porque nenhum sonho brota em solo infértil!  Se veio use a força inerente e correspondente com disciplina e ritmo porque o coração nos mantém vivo e precisa cumprir um  ritmo, assim também se faz necessário para cada ação condiz um ritmo!
Agora além de vencer a resistência sejamos sinceros conosco mesmo, eu não estou expondo você caro leitor, a mensagem é indeterminada  e  no privado, olhe fundo e se encontre e parta daí mesmo,  mas avante!
SUA FALTA FAZ FALTA!
 Aracaju, 11 de abril de 2018.
Por Ângela Santos de Oliveira  (Uma Pedagoga Advogada, pois Pedagogia veio primeiro)

Comentários