Vivemos em meio ao que nunca foi diferente que em nível de contexto de cada época os desafios e ritmos são diretamente proporcionais em não dizermos de que tudo era mais lento e hoje mais frenético. Que isso ou aquilo piorou ou melhorou.
A vida não dá saltos gigantescos ensaios prévios e visões de calcular parte do processo, de preparo dos humanos, ninguém é tão vítima das circunstâncias assim.
Com o amor se aprende por antecipação e de consequência por forma tardia.
Sempre é o como buscar a solução do que porque estou passando por isso, eterna incógnita porque a cada época ou fase o mesmo fato pode ter de nós mesmos n interpretações, mais do que o porquê devemos focar é o que posso aprender com os desafios e me comover menos e me mover mais, na velocidade de quem mais treina tomadas de decisões e agir mais com eficácia as demandas não ficam estratosféricas.
As produções se otimizam quando fazemos uso das ferramentas corretas por serem as mais eficazes e apropriadas para o que dispusermos no momento.
Eu uso muito bem meu tempo? Meu capital cultural, social, financeiro, intelectual e desprendimento de abrir mão do que me geraria melhor resultados para as mudanças.
O tempo que ganha pode pagar quanto por ele?
É capaz de dividir sucesso ou centraliza em mesmo ?
Pode fazer parcerias? Uma nova ferramenta mais ágil ou contratar um serviço temporário? Vender algo? Comprar algo ? Só compra se for de tal forma? Abre mão de ser diferente do que tem sido todos esses anos? Muda com qual velocidade sem precisar deixar suas virtudes ? Sem síndrome do eu vou morrer assim, pode ser sim até mais rápido que se poderia se poupar sua energia vital fizesse boa distribuição dessa energia e saúde se permitindo diluir mais e concentrar menos...fracionar para se manter linear sem morrer na angústia de cumprir logo e acabar com tudo o mais rápido sendo ainda mais se não for urgente e importante e não tiver prazo, a agonia maos própria do que da pressão externa que se diz vir do outro(s).
Exemplo de praticidade,vide:
Com um netbook posso digitar o texto em formato oficial e não rebuscar em agenda e refazer digitando novamente.
Um whatsapp conectado ao computador que usar pode ser linkar várias ações com o mesmo, um salvar em email o que faz se abrir em qualquer aparelho sem pensar em dispositivos e drives, scannear e limpar a mesa do escritório sem papéis físico a poluir a visão. Falo isso para quem trabalha em produções que se utiliza de documentos textuais. No mesmo sentido de disciplina a ordem e gestão do tempo servem a todos os ramos do ser e fazer. Aprender passos do separar isso daquilo e nortear a si mesmo.
Um lixo trocado, uma roupa na máquina, poucos pratos e poucas panelas, pouco de que possa dar conta, casa com mobília que se ajusta a boa manutenção, quem tem que faça pode abusar da sorte ou merecimento conquistado. Entre momentos de lazer e moradia, prezo por bem estar e conforto sem me escravizar nas prendas do lar. Se uma bagunça temporária surgir me permito a viver com ela e aprendo a tolerância nas coisas que levo para as pessoas.
No mesmo sentido, comer pratos nutritivos sem tantos cardápios, as vezes trocar o que se come no almoço, café da manhã, ou janta quando se ganhará tempo no preparo e menos estresse porque a barriga naquele dia de pico em culminância pode se adaptar a um pequeno ajuste. Até uma comida que não vai ao fogo com alimentos saudáveis que se comem crus.
Sabe a dose de ser humano flexível, sem cobranças de rigores que se adapta a constantes mudanças ou mudanças esparsas, seja o que vier e venha o que vier seja alguém que ve
ê a vida com tranquilidade e segurança em si e nas leis universais do progresso.
O pássaro não confia no galho, mas que sabe voar se o galho for frágil.
Seja conhecedor do seu corpo em nível físico e organizacional.
Se permita saber sair dos eixos mesmo que saia dos trilhos temporariamente porque sabendo andar em vários tipos de solos e nas intempéries saberá ser resolúvel na constante que é a mudança.
A vida é uma caixinha de surpresa, nos deparamos com mudanças orgânicas, do que somos cíclicos, de polaridades, tempos outros que cruzamos pelo caminho que não sabemos o que ouviremos deles, fenômenos naturais, circunstâncias e acidentais ou dos outros que nos acometem só por ouvir dizer.
Porém, nas bases corretas e sólidas em visão clarividente, ser robustecido de bases teóricas e boas sinapses para concatenar ideias e solução ao caso concreto, obter respostas mais rápidas para o que vier, mais rápido você se libera e o que vem volta rapidamente e sai de sua alçada e dá a devolutiva na brevidade do tempo que é feito com genialidade.
Sem mais para hoje, cenas dos próximos capítulos.
Por Ângela Santos de Oliveira
Comentários