Para quem quer aprender a disciplinar os filhos desde cedo crie-os fazendo de modo que você faça com eles de maneira motivada para incentivo até que assuma por si mesmo as rédeas dos bons hábitos na vida. Seja estudar com eles e ou praticar esportes, de maneira habitual desde cedo com os filhos e economia processual para pais e filhos, não precisam ter que sempre pagar tudo que for de atividades.
Crie para a autonomia, poder construir hábitos de ir fazendo sem auxílio de ninguém para que tenham motivações solitariamente e não somente quando acompanhados de alguém, a vida nas responsabilidades é solitária mais do que solidária.
Ensine fazendo um mural de escrever as rotinas. Aprendendo a perceber excesso e rigores desnecessários e não desprezar valores pequenos. Um exemplo, pode praticar inglês em 3 a 15 minutos diário, ensinar meditação/ ensinar a orar, orando com ou se fazendo perceber enquanto faz sozinha(o), ensinar a agradecer quando acorda e antes de dormir, ensinar a sequência de ordem e prioridades na vida, lazer doméstico em tocar um instrumento, fazer um desenho, montar algo, desmontar, produzir cálculos, projetos, ou externo, indo a lugares públicos de áreas amplas construídas ou naturais, explorar esporte no clube que associar se faz bem econômico em dispor se várias quadras e espaço apto a desenvolver atividades esportivas e de lazer com a família ou associados.
Vencido a resistência com a força do hábito, pode ir desde da imersão (que leva no mínimo de 2h) para a motivação em variar fatiando o tempo. O foco para perto e para longe, motivação de poucos instantes ou em longas horas. Viver para se adaptar em alternâncias, incontancias ou constantes rotinas.
Se quer filhos motivadod só em ganhar e receber presentes e momentos estes serão o caminho do consumo e gastar apenas, ensine-os o caminho de poupar para conquistar e poupar para o futuro promissor. Dos sonhos serem possíveis de maneira diluída no tempo.
Imagine se poupássemos, os filhos assim como os pássaros teriam seus ninhos antes de por seus ovos.
Conta rápida de cada dia do mês fazer um crédito de um real para o dia primeiro, dois reais dia dois, três reais dias três, e assim sucessivamente até o final do mês e até sua maioridade. Já daria um bom valor do ninho, capital de giro em sua carreira profissional, etc.
Se formos sábios praticantes evitaremos uma vida mais fora dos trilhos e mais facilmente podemos voltar aos trilhos quando as circunstâncias nos acometermos em fenômenos alheios à nossa vontade.
Sem mais, para o que já creio ter dotado de caridade.
Por Ângela Santos de Oliveira
Comentários