Da minha sala de aula para a vida.
O lema da bandeira do Brasil é lindo e muito educativo em toda sua vastidão.
Quando estou na sala e peço para os alunos fazerem o uso do tempo mostro que na algazarra, no tumulto, no desrespeito, briga e ninguém ouvindo o que o outro fala e todos os infinitos exemplos que poderia citar aqui.
Se não tem ordem não há progresso.
A ordem não falo de mando e obediência.
Falo de harmonia e coordenar a alternância das ações, como para um ser que fala os demais escutam ativamente porque se chega na sua vez de fala não desejará ficar falando para as paredes. Se sua apresentação de trabalho ninguém aprecia o valor dela na simples escuta observe como irá se sentir, etc.
O respeito é ordem, o amor, tolerância. Se ordena sentimentos, pensamentos e ações. A espera paciente para sua vez é ordem que gera progresso.
E para tudo.
Termina o ano letivo sabendo onde, como e porque se aplicar a ordem e progresso.
O país sem ordem pode ter infinitas leis e batalhões de soldados, não irá haver eficácia da norma na plenitude que a mesma sinaliza nas letras que se farão letras mortas de lei, sem mesmo ser revogada expressamente, será tacitamente.
A polícia, órgão dos 3 poderes não imperam sobre a falta de ordem (que pode ser sinônimo de seres mal educados) de um povo.
Não há como punir toda transgressão da ordem porque faltariam muitos elementos para tanto, como exemplo cito: pessoas para fazer dar seu cumprimento, espaços físicos para execução, quem tivesse tempo de colher os termos, ler os procedimentos e processos, pensar soluções e desse andamento aos atos de ofício em tempo hábil, seriam prescritos e tardios.
A educação é o caminho para o progresso pela ordem. Não falo de educação escolar apenas, mas de todas as instituições que exercem papéis educativos.
Duas palavrinhas só que dizem muito e fermentar é só mergulhar nelas que a informação vem até você.
Uma casa sem ordem como é o espaço físico e as relações dos moradores?
Da casa lar para o social é só abrir a porta e por o pé na rua e como será sua relação com o próximo?
Sem o respeito que é ordem quem não ama e nem respeita os de casa como será amável, gentil, paciente, bondoso, cortês e enfim, educado na rua/ sociedade.
O egoísmo não é sinônimo de ordem, ele precisa de o que na filosofia é chamado de transmutação do ego, vencer as tendências do ego.
O ser educado tem ordem interna que não se choca com a convivência social.
A água ela é H2O mesmo em estado sólido, líquido ou gasoso.
A água não disputa espaço se não tem ali, ela sai a procura de outro espaço que possa continuar corrente.
A lei natural, divina, o direito humano e as execuções dos atos do modo coerente, puro, genuíno sem colisões com as leis inexoráveis tem ordem e consequente progresso.
Colocar a ordem para depois do progresso seria possível de trás para frente?
Algo puro e honesto não se queima etapas, a moral e ética vem primeiro para a edificação do ser e faz dele um ser de probidade e a ELE a corrupção não chega porque ele sabe discernir a verdadeira ordem das coisas.
Organizar a si para gerir os atos de não corrupção só se tem havendo ordem dentro para não cair na tentação de aceitar ofertas e iscas de boi de piranha.
Desejo que o lema ordem e progresso seja pensado pelo povo brasileiro porque Deus intuiu ao seu idealizador a frase apropriada ao país, filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889 só seguiu a escolha soprada.
Começemos pelo um dia de ordem para cada dia de vida!
Namastê!
Por Ângela Santos de Oliveira
Comentários